Hans Cousto nasceu em 1948 na parte francesa da Suíça. Como cientista freelancer, ele é mais conhecido por sua determinação de cálculos baseados em astronomia e pela confirmação dos tons descobertos intuitivamente por culturas antigas. Desta forma, ele conseguiu resolver o problema secular do tom de concerto, que de outra forma seria escolhido arbitrariamente nos países do Ocidente. Cousto também se revelou um criador de tendências com os seus diapasões, que, na opinião de Joachim Ernst Berendt, ressoam os tons do som primordial.
Som esférico
“Na Grécia antiga havia muitos relatos do som esférico. Platão escreve no final do 13º livro da lei: “Cada figura, cada linha de números e cada conjunto de sons harmoniosos, a conformidade dos ciclos dos corpos celestes e o Um, como analogia para tudo o que se manifesta… deve tornar-se extremamente claro para aquele que busca da maneira correta. No entanto, aquilo de que falamos virá à luz se nos esforçarmos por reconhecer tudo, sem perder de vista o Um. É então que o elo de ligação dos nomeados virá à luz…”
O elo de ligação é a lei da oitava. Através da aplicação sistemática desta lei a todos os fenómenos do período, é possível ouvir a relação das vibrações dos planetas e também as estruturas dos diferentes átomos e moléculas.”
A lei da oitava
“Em 1946, Hermann Hesse recebeu o Prêmio Nobel de Literatura por seu livro: The Glass Bead Game. Os princípios do Glass Bead Game são: “Uma nova linguagem, um sinal e uma fórmula da qual a matemática e a música participam igualmente, permitindo combinar fórmulas astronômicas e musicais, um denominador comum para matemática e música.” A lei da oitava é este princípio onde a matemática e a música participam igualmente. Esta lei torna possível combinar fórmulas astronômicas e musicais. É o denominador comum da astronomia, matemática , música e cor.”
Converta o sistema solar em som
“Através da lei da oitava é possível converter todo o sistema solar em som. O número de oitavas dá-lhe a ‘escala’. Da mesma forma que a escala num mapa ajuda a visualizar a paisagem, a lei da a oitava demonstra relações. Os sons básicos neste livreto são calculados puramente com base na matemática e na física e mostram a base científica de uma antiga tradição mística. Cada passo é sucessivo, você pode recalculá-lo e não precisa segui-lo com base na fé. Esses sons primordiais são baseados em uma base matemática genuína, mas unem todos os três princípios: ciência, veneração da beleza e meditação.”
Seus Livros:
The Cosmic Octave: Origin of Harmony
Em 1978, Hans Cousto, um matemático e musicólogo suíço descobriu a fórmula natural da “Oitava Cósmica” como a ligação entre diferentes tipos de fenômenos naturais que ocorrem periodicamente, como a órbita dos planetas, o clima, as cores, os ritmos e os tons. Este livro extraordinário explica essas relações com exemplos de dados astronômicos comparando as frequências das órbitas planarias, em obras arquitetônicas, em sistemas de medição antigos e modernos, no corpo humano, na música e na medicina. Cousto revela como a música é verdadeiramente a linguagem do cosmos e do mundo natural.